segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pro-Archia ou Pro - Cícero?

"A dialéctica Ciceroniana em torno da amizade"

A sua obra como "quadro quadro perfeito da civilização greco-romana"

Saint-Beuve considerou Cícero o maior literato de todos os tempos. A somar a este atributo junta-se-lhe o de "maior orador de Roma, o de prosador por excelência."(17)Para isso terá contribuído "o seu estilo clássico,natural, verdadeiro, sem constrangimento nem rigidez, musical e harmonioso." Ainda segundo J.N. Figueiredo, nos seus discursos encontramos "vigor e riqueza de ritmo."(18)
Terão sido, naturalmente, todos estes atributos que, aliados ao pendor que CíCícero colocava na questão da amizade, pesaram na balança em favor de Archia. Igualmente terá favorecido a eventual concessão da cidadania o ter sido o irmão do orador, Quinto Túlio Cícero, quem presidiu ao julgamento. Também este era possuidor de "uma grande cultura, e dado às letras, (...) para além de político e distinto militar.(19)
Na verdade, Cícero ao referir que Archia não só celebrou "a guerra Mitridática, longa e difícil," mas também cantou louvores a Roma, como Énio o havia feito(durante a segunda guerra púnica) e, por isso, "foi caro ao primeiro Africano"(20) fazia o apelo à aceitação da cultura grega, originária do poeta. Ele próprio dirá: "Ora, se alguém se julga poder obter menor nomeada de versos gregos do que dos latinos, profundamente se engana: as obras gregas são lidas em quase todo mundo, as latinas estão confinadas às suas fronteiras evidentemente exíguas."(21)(Mais tarde Horácio defenderá também que "os escritores latinos devem formar o seu gosto na leitura das letras gregas.")(22)
Note-se que a ascendência literária do réu era a de um poeta helénico, mesmo que integrado na sociedade romana há longos anos. Em parte, é por esse motivo que surge a questão se Cícero ao fazer a defesa de Archia, não faz igualmente a sua própria defesa (tendo em conta que também pretenderia apaziguar as suas relações com a família dos lúculos.) Pugnava pela aceitação plena da interpenetração da cultura helénica na cultura romana.

(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário