44 -"Torna atrás, que no bem que desestimas,/ Mais riquezas terás, do que procuras," - metáfora do Amor que tem "mais riquezas" do que as que procura em "estranhos climas" - metáfora das terras de além mar.
57 - "Parto a fazer lisonja ao alvedrio" - metáfora hiperbólica do livre-arbítrio.
66 - "mas como a natureza cuidadosa" - personificação da natureza. Estrofe construída com antíteses, vida versus morte.
67 - O tempo, a Estação do Inverno, personificada. "Derretidos cristais disfarça em prata" - metáfora das gotas de orvalho que se transformam em neve.
"Se prende em fogo, se desata em água". - Metáfora antitética da dor ardente encoberta e do caudal de lágrimas.
113 - O engano e desengano está presente na estrofe através da antítese: "De que fiquei sem ti, se estou comigo! / Não te partiste, não, que por teu dano/ Era força partir também contigo": (...) " Me não saiba deixar, por não deixar-te."
123 - Utilização do vocativo; - personificação do Céu, do Dia e do Mar; adjectivação do amado como "ingrato" que prefere a "beleza" do Céu, e o seu trabalho de militar no Mar.
125 - Enumeração, personificação e invocação dos elementos da natureza que retratam e lhe dão "a imagem" do seu "bem", para que tenham pena do seu sofrimento e sejam "testemunhas" do seu "doce engano" - metáfora do amor. "Imitareis ao vivo este tirano" - metáfora hiperbólica do amor e do amado. (Por analogia com a poesia que imita a vida e a retrata no tempo e sofrimento)
128 - Intervenção do narrador nas falas da personagem, ("diz Lídia/torna a dizer"). "Porque me mata este rigor violento" - metáfora do amor que dá a morte.
131 - A morte está turbada, está corrida" - personificação e adjectivação da morte, mas como personificação do mal, "... a dois troféus ufana/ Mata por bela, mata por tirana." - anástrofe (repetição do verbo), adjectivação da morte e enumeração: "dois, Armido e Lídia mata. Metáfora do verdadeiro amor; dois em um. Morre Lídia, morre Armido.
133 - "Oh Tirana pensão de um pensamento/ Porque se chama amor ao que é tormento!" - personificação da tirania que "impõe" a ideia do amor. Antítese; amor/tormento.
134 - "Sobeja em Lídia o amor, falta a ventura" - antítese; demonstração de que o amor é portador da desventura.
135 - "No templo te eterniza da tua fama" - metáfora do amor eternizado na morte.
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(continua)pp.33
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