I. 3. A Clepsidra de 1969.
Esta edição incluiu mais um soneto e quatro «poesias», e foi-lhe acrescentado "um conjunto de «outras poesias», que não teriam sido indicadas para compor o livro".
P. Franchetti analisa as fontes dos poemas e refere que alguns fragmentos com que J.C.O. "montou o Roteiro de Vida, foram colhidos do caderno de recortes e poemas que pertenceram a C.P. e que hoje se encontra no Arquivo Histórico de Macau."
II. Comentário das edições Osório.
Quais teriam sido as intenções de Pessanha? Publicar e organizar um livro ou uma colectânea? Esta é a questão que se coloca a P.F. após ter estabelecido "a origem provável ou certa de todos os textos que compuseram o corpo principal da edição de 1969." Desejaria "uma sequência de poemas cuja ordem" obedecesse "a um claro desígnio significativo," tal como "a primeira edição das Fleur du Mal constituía um «livro de poemas»? Não se conhece a vontade do autor. No entanto, P.F. diz ao leitor que J.C.O. é, a esse respeito, claro. A Clepsidra de 1969 é um «poema uno, com início e final de intensa e profunda explicação psicológica» (D, pp.119). Segue-se a transcrição da opinião de J.C.O., "em que reafirma a distinção entre a «Clepsidra» e os Outros Poemas." Seguidamente, P.F. propõe-se investigar a autoridade destas afirmações.
II. 1. A ordenação da Clepsydra e os documentos que a fundamentariam.
Investigar é colocar hipóteses para as quais se pressupõe encontrar, ou não, resposta. Só verificando e confirmando as hipóteses é que se podem formular novas teorias. Por isso, P.F. vai colocando questões ao longo desta sua pesquisa. Aqui, põe para discussão a seguinte: "considerando a variada origem dos textos que foram sendo sucessivamente incorporados à Clepsydra e as seguidas reordenações do conjunto dos poemas, que peso dar à reivindicação de Castro Osório, quando das edições de 1945 e 1969, de que a última ordenação do livro era definitiva e se conformava à concepção de Camilo Pessanha?"
Começa P.F. por ordenar os documentos que teriam, segundo J.C.O., constituído as linhas orientadoras do seu trabalho "de modo a manter o desígnio de Pessanha", e vai considerar cada um em separado.
_________________________________________________________________________
(Continua)
_________________________________________________________________________
(Continua)
Sem comentários:
Enviar um comentário