terça-feira, 6 de novembro de 2012

Clepsydra de Camilo Pessanha - Sinopse da E.C. de Paulo Franchetti

Maintenant, voyons la coulisse, l'atelier,
le laboratoire, le mécanisme intérieur...
Baudelaire

Numa nota da Relógio D'Água Editores, o leitor é informado de que "esta edição crítica retoma, com substanciais acréscimos, a que foi publicada pela Universidade Estadual de Campinas em 1994". A edição de Lisboa é de 1995  e recebeu o apoio da Fundação Fernando Pessoa. Tem capa de Fernando Mateus sobre foto do autor, Camilo Pessanha. O estabelecimento de texto, introdução crítica, notas e comentários são de Paulo Franchetti. (Nome que irei abreviar, ao longo deste texto, pelas suas iniciais, assim como o do poeta Camilo Pessanha, de Ana de Castro Osório e de seu filho, João de Castro Osório).
O livro tem início com os agradecimentos de P.F. a dezasseis pessoas e a sete instituições, todas com o nome expresso, que deram apoio à sua pesquisa.
Seguidamente surge a Introdução. Antes de apresentar a parte expositiva da introdução P.F. começa por explicar o esquema e a organização do livro para se tornar mais acessível ao leitor. Consta de três partes:
A primeira, é a introdução, onde o editor começa por contar a história das edições da poesia de Camilo Pessanha e descreve todos os testemunhos de que serviu para estabelecer o texto dos poemas e expõe os critérios que o levaram a escolher cada lição.
A segunda é a que contém as poesias de Camilo Pessanha. Em rodapé de página e, para cada poema, P.F. colocará as variantes das edições que serviram de cânone, organizadas por Ana de Castro Osório e, a seguir, por seu filho, João de Castro Osório.
Da terceira constam as anotações e comentários informativos, assim como a listagem das variantes a que P.F. teve acesso, em autógrafos ou em outras publicações anteriores.
Por fim, o editor crítico fornece uma bibliografia que não considera exaustiva e, em apêndice, dá uma lista de autógrafos conhecidos e a relação dos poemas que se publicaram em vida do poeta.
_________________________________________________________________
(Continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário