(continuação)
Perante tais concepções àcerca das causas e dos efeitos, e da possibilidade do nosso conhecimento das mesmas, é certo que o Renascimento se iniciou antes, ou até poderá dizer-se que houve mesmo sucessivos renascimentos, e que havia no campo das ideias vitalidade intelectual, mesmo que fechada na orbe cristã, e detida pelos teólogos e estudantes de Oxford, como é o caso de Ockham.
Mas, continuando a responder a este sucessivo questionar, e, uma vez que verifico que todo o conhecimento era detido efectivamente pela Escolástica, ou estava, de uma maneira ou de outra, ligado à Igreja, o que significa então a palavra Renascimento?
Como não podia deixar de ser, "a palavra é de origem religiosa. Renascimento é segundo nascimento, o nascimento do homem novo ou espiritual de que fala o Evangelho de S. João e as cartas de S. Paulo (cf. & 55). Na Idade Média a palavra tinha sido conservada para indicar a transumação do homem, o seu regresso à comunhão com Deus, que ele perdeu com o pecado de Adão. No período renascentista a palavra adquire um significado terreno e mundano: é a renovação do homem nas suas capacidades e nos seus poderes, na sua religião, na sua arte, na sua filosofia e na sua vida associada. É a reforma do homem e do seu mundo, no sentido de uma restituição à forma originária.
A vida do Renascimento é um retorno do homem às suas origens históricas àquele passado no qual soube realizar a melhor forma de si próprio. Não se trata de imitar o passado (...) trata-se de voltar à posse daquelas possibilidades que o mundo clássico patenteou ao homem e que, desconhecidas ou ignoradas na Idade Média, deviam ser de novo património da humanidade. (...) Reconduzir o homem à altura da sua verdadeira natureza. Tal é a intenção comum aos homens do Renascimento. Para eles a antiguidade clássica é uma 'norma', um ideal de renovação e de procura: norma ou ideal que é preciso redescobrir na sua pureza.
(...) No próprio Dante Alighieri a ideia de 'renascimento' tem um significado religioso, moral e civil que não sai dos esquemas caros à Idade Média. Todavia, se a cultura de Dante é medieval e escolástica, a sua obra poética anuncia alguns aspectos fundamentais do Renascimento. A poesia autobiográfica da «Vida Nova» exprime a renovação que o poeta experimenta sob a força da espiritualidade do amor. Por esta renovação o poeta torna-se capaz de poetizar segundo o dolce stil nuovo, e isto acontece, não por uma fria elaboração doutrinal, mas por uma inspiração do amor que o faz falar como o coração lhe dita (Purgatório, XXIV, 49). Na «Comédia», a ideia de renovação estende-se do homem singular a toda a humanidade e às instituições fundamentais, à Igreja e ao Estado.
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