O teatro é um dos mais expressivos e úteis intrumentos para a edificação de um país e é barómetro que assinala a sua ascenção ou queda (...) um povo que não ajuda e não fomenta o seu teatro, se não está morto, está moribundo; da mesma forma, o teatro que não recolhe o pulsar social, o pulsar histórico, o drama das suas gentes e a cor genuína da sua paisagem e do seu espírito, pelo riso ou pelas lágrimas, não merece que se lhe chame Teatro...
F.G. Lorca
De Gil Vicente a Garrett
Gil Vicente, tal como o início do teatro, também tem a sua origem encoberta sob uma névoa de mistério, difícil de desvendar, e motivo de controvérsia, uma vez que se supõe terem existido duas pessoas com o mesmo nome, - tese defendida por Teófilo Braga e António José Saraiva -. Por outro lado,outros estudiosos afirmam ter sido Gil Vicente o "ourives" criador de célebre Custódia de Belém, o que parece merecer mais crédito, uma vez que na sua obra são encontrados mais de cento e cinquenta termos técnicos sobre ourivesaria. Contudo, tamanha cultura humanística seria possível num mestre artífice, mesmo que um grande artista? Impossível de determinar. Por isso, restam-nos as hipóteses. pensa-se que Gil Vicente terá nascido em Guimarães, entre 1465 e 1470, e que escreveu o seu último auto em 1536, tendo falecido em 1540, segundo "documentos rigorosos".
"Uma criação admirável" nos legou, na qual encontramos "um sentido nacional" aliado a uma religiosidade" e "um amor à justiça e à verdade". Através da observação e de um espírito culto e sensível, essencialmente livre, deu-nos a conhecer uma variedade de personagens que englobam as mentalidades e formas de se conduzir da vasta "sociedade portuguesa de então, dos fidalgos ao povo, dos artífices ao clero, dos camponeses aos mareantes, dos soldados aos juristas. Todos são objecto da crítica, patenteando expressamente uma perspectiva cristã", não deixou de revelar a profundeza humana de criador, através da sua capacidade estética versátil.
"O teatro vicentino surge como um verdadeiro universo, emaranhado de temas, questões, ritmos, objectivos, personagens."
Sem comentários:
Enviar um comentário