quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

OS TEATROS - O TEATRO D. MARIA II

Iniciado o século XVIII  será o "Teatro da Ajuda (...) construído em 1739, com o apoio de D. João V, que inicia, por assim dizer, uma 'sala estável' para a realização de espectáculos". A inauguração do Teatro de S. Carlos, em 30 de Junho de 1793, veio fixar a linha do teatro, quer o da ópera, quer de outro género. "O antiquíssimo Teatro do Bairro Alto representou as óperas de António José da Silva (...) assim como ali também se estreou Luísa Todi, primeira representante de cantores líricos portugueses que fizeram carreira internacional."
Por fim, no séc. XIX, caberá a Garrett a tarefa de elaborar os planos para a criação do Teatro Nacional D. Maria II, que, após longos trabalhos, será inaugurado em 12 de Abril de 1846.
"O   prestígio do teatro repercute-se num movimento notável de construção de salas de espectáculo, em praticamente todo o país. No princípio do séc. XX, contavam-se em Portugal para cima de cento e cinquenta teatros, muitos deles  de notável traça e equipamento: restam hoje, da época, cerca de duas dezenas em muito desiguais condições de manutenção." (1)
Aos artistas, aos empresários, e a todos que trabalham no teatro para garantir a sua manutenção e o seu funcionamento, ao longo do tempo, para eles que aqui não posso mencionar, por número tão extenso, aqui deixo expresso o meu reconhecimento, pelo seu empenho em prol do teatro.
___________________________________
Nota:
Ivo Cruz, Duarte, História do Teatro Português - O CICLO DO ROMANTISMO, Guimarães Editores, Lx., 1988.

Sem comentários:

Enviar um comentário