terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

OS TEATROS - O TEATRO D. MARIA II

Para se conhecer bem o teatro é indispensável a prática que fornece a sua direcção e administração, 
ou, pelo menos, ter passado grande parte da vida dentro de um teatro, observando como ele
 caminha, quais as dificuldades, os embaraços e os meios a empregar para tudo resolver.
 Raros são os que conhecem bem o teatro, porque, além da prática
 na sua direcção e administração, é indispensável 
conhecer bem a literatura dramática, a história do teatro em geral
 e em especial a do seu país, estar ao facto de todo
 o movimento teatral da Europa, conhecer os principais autores
 dramáticos e todas as suas obras, não ser estranho à história dos costumes,  
 às épocas, ao progresso da pintura e de todas as artes 
que com o teatro se relacionam...

Sousa Bastos

Os Teatros - O Teatro D. Maria II


Falar sobre o teatro como edifício onde regularmente se realizam espectáculos é ter que recuar muitos anos na nossa história e verificar desde quando se estabeleceu o hábito de assistir ao teatro em local próprio. Efectivamente, o teatro mais antigo que existe em Portugal é o Teatro Romano de Lisboa, que data do ano de 57 d.C. (e que só conheci durante uma aula de Cultura Latina, dada no próprio local, no ano lectivo de 1988/89.)
A própria palavra "theatron", em Grego (de théan, ver), e em Latim "theatrum", significava "locais de espectáculo"; porém, desde milénios que se pensa existirem nas civilizações antigas "espaços reservados, no interior das cidades" considerados, inclusivé, sagrados, em que se realizariam danças, cantares, mímica, primeiramente rodeados de público e, mais tarde, em barracas que eram desmontáveis, assim como as bancadas, fazendo lembrar o sistema ainda hoje utilizado pelos espectáculos de circo. Contudo, a presença deste teatro romano antecede em muitos séculos a formação de Portugal como reino, não sendo, porém, de esquecer que a tradição do teatro remonta efectivamente a milénios antes de Cristo, e que ele existiu por todo o mundo romano de então.
Na nossa história do teatro registam-se como primeiros lugares fixos e próprios para a representação os chamados Pátios, que verificamos pelas datas serem já dos finais do séc. XVI, e que a maioria se expandiu durante o séc. XVII.

Sem comentários:

Enviar um comentário