Lisboa, Eugénio, O Segundo Modernismo em Portugal, Biblioteca Breve, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1984, Ministério da Educação.
RECENSÃO CRÍTICA
O livro de Eugénio Lisboa sobre o segundo modernismo está dividido em quatro partes: Orpheu e depois; O segundo modernismo: a Presença; Balanço do Movimento; e Post-Scriptum; e, ainda um apêndice intitulado Revisitar os Modernismos, que transcreve integralmente a palestra que proferiu em Madrid, na qual retoma o assunto tratado nesta obra e que vem acrescentar dados que reforçam as suas ideias sobre a Presença e o segundo Modernismo. Em Anexos, além das notas ao texto, são-nos dadas a conhecer "algumas opiniões críticas sobre a "Presença", uma cronologia, e lista de colaboradores da mesma, e bibliografia sumária que nesta edição foi ampliada, conforme nos diz no seu prefácio.
Após uma breve historiografia sobre a situação que se vivia na Europa no período em que surge em Portugal o "Orpheu," e uma análise muito pessoal do mesmo grupo modernista, Eugénio Lisboa passará todo o resto do livro a realçar os méritos da "Presença" e dos seus colaboradores mais importantes e a traçar as linhas mestras a que obedeceu a elaboração da revista, dando-nos uma panorâmica do seu amplo programa. Esse realce tem como objectivo combater todas as críticas que têm sido, ao longo do tempo, feitas à "Presença" e aos seus fundadores e orientadores.
_______________________________
(continua)
Sem comentários:
Enviar um comentário